Ontem acabei de ler O Retrato de Nikolai Gógol. Um livro muito gostosinho, com passagens que metem medo e tudo. Excelente para ler debaixo do endredão.
Ocorreu-me por volta da uma da manhã a ideia de que os livros que li acerca de quadros com propriedades sobrenaturais formam já uma mini-mini-biblioteca e saí da cama para procurar nas estantes os restantes elementos do grupo:
-"O retrato de Dorian Gray"; Oscar Wilde
-"O retrato de Dorian Gray"; Oscar Wilde
-"Um gabinete de amador"*; George Perec
-"A obra-prima desconhecida"; Honoré de Balzac
Tenho quase a certeza de que me estou a esquecer de algum, mas de qualquer forma gostava de vos pedir a indicação de mais livros cuja narrativa gire em torno de quadros com "poderes". Vale?
* um desabafo da {anita}:
enerva-me a opção da tradução pela palavra "amador" (o titulo original é "un cabinet d'amateur"). Um amante de arte que colecciona pinturas é no mundo da arte amplamente designado por "coleccionador".
"Amador" lembra-me artistas de fim-de-semana e não faz juz ao personagem a que o livro se refere.
Já resmunguei tudo. O livro é brutal. É Perec.
Assim, de repente, lembro-me de "Um gosto e seis vinténs"(The moon and sixpence), do Somerset Maugham. Edição da Livros do Brasil.
ResponderEliminarpara já não me lembro de mais nenhum. mas pensei que fosse referir uma mini-biblioteca de livros que leu sob o edredão. por causa do medo, ou por causa do frio? sob o edredão não tenho, mas haveria uma mini-biblioteca de livros que li na cama - talvez 80 % dos livros que li, ponto!
ResponderEliminartudo no seu blogue é excelsio (para evitar lugares comuns). anita, não a conheço de lado algum, e adoro-a.
ResponderEliminarRui Manuel Amaral, nunca li esse livro mas fui procurar mais informação na net e parece-me que vou gostar bastante.
ResponderEliminarobrigada pela sugestão. :)
josépacheco, a cama é o meu sitio favorito para ler. principalmente ficção.
ResponderEliminarEnsaios e livros de arte tem de ser sentada à mesa.
Poesia é em todo o lado.
Claro que me conhece! conhece-me daqui. só existo aqui :)
a primeira imagem deixou-me com vontade de ler o livro...muito boa passagem
ResponderEliminaré sexta!
E olha que estes fragmentos não fazem justiça ao livro... o Gógol é muito bom a contar histórias. Sabe agarrar o leitor.
ResponderEliminarBom fim-de-semana :)*
É uma delícia este livro. Li o retrato há poucas semanas. Tem um sentido de humor tão peculiar. Um tesourinho!!
ResponderEliminar