quarta-feira, 23 de maio de 2012

Histórias de amor do caneco (o soldadinho de chumbo e a bailarina)







3 comentários:

  1. Jasus! Não sei se me vou conseguir recompor disto!

    ResponderEliminar
  2. Noto que os contos infantis mais antigos têm uma força e uma mensagem muito superior aos dos dias de hoje. As histórias tinham, sem dúvida, mais poesia. Hoje, vejo que tudo tem de passar pelo crivo do "pedagógico" e "não-pedagógico"... Mas gostei muito, é muito bonito, apesar de triste. Beijinhos!

    ResponderEliminar
  3. Ã história do Soldadinho de Chumbo foi escrita por Hans Christian Andersen (este não é o texto original do autor). Não sei se foi baseada em algum conto popular, mas o que acontece é que estas histórias são contadas muitas vezes e são "limadas" por cada pessoa que as conta, até atingirem uma perfeição. Algumas histórias infantis são muito tristes ou até chocantes, mas de certa forma também ajudam as crianças a perceber as suas tristezas e frustrações e a definir os seus próprios limites morais. A infância não é um mar de rosas, é vida, com tudo o que isso significa.
    Agora lembrei-me de dois contos do Oscar Wilde que me apavoraram a infância: "O gigante egoísta" e o "Rouxinol e a Rosa". São tristes, tristes, tristes... qualquer dia posto aqui :)

    ResponderEliminar