segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Uma homenagem à Anita

Como seria impensável que o post inaugural não fosse dedicado à menina que dá o nome ao blog, este é uma homenagem à Anita e aos seus criadores.
O 1º livro (Martine à la ferme) surgiu em 1954, e o sucesso foi imediato. Em cada país onde o livro foi traduzido, Martine ganhou um novo nome adaptado à cultura local (Tiny, Debbie, Maja, Marika, Mary; Steffi, Cristina). Em Portugal sob edição da Verbo, Martine é rebatizada de Anita.
Ao longo dos anos Anita foi mudando, e as suas roupas e atitudes reflectem o gosto de cada época (repare-se nos “modelitos” de “Anita vai às compras”!).



O autor das histórias era Gilbert Delhahaye, mas o sucesso não teria sido o mesmo sem as maravilhosas ilustrações de Marcel Marlier. Belos, coloridos, credíveis e cheios de detalhes para descobrir, aqueles desenhos fazem sonhar...
No primeiríssimo Anita na Quinta as ilustrações são a aguarela e têm a frescura própria de uma técnica que não permite o retoque, mas noutros livros M. Marlier recorreu ao guache, ecoline, lápis, acrílico, chegando mesmo a trabalhar directamente sobre fotografias.
Pessoalmente, prefiro as ilustrações dos livros mais antigos, e os meus favoritos “Anita no circo”, “Anita na escola” estão com as páginas gastas pelos meus olhos!



As guardas dos meus livros da Anita (que eram bem mais bonitas que as actuais) ostentam orgulhosamente os rabiscos que são como que as medalhas de mérito de um livro que foi amado por uma criança. “Anita e a tia Lúcia” inspirou-me a fazer um herbário, “Anita aprende a nadar” fez-me perder o medo de aprender a nadar... Se os livros nos marcam, porque não havemos de marcar os livros ?

Para saber mais sobre a Anita: http://martine.casterman.com/

1 comentário:

  1. Linda a tua homenagem. Eu sou doida pelos livros da Anita. Visita o meu blog onde encontrarás tudo e mais alguma coisa sobre as aventuras da menina mais adorada do mundo: http://omundodanita.blogspot.com/

    ResponderEliminar